Facebook

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra completa hoje 30 anos de história


Foto

"Hoje, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa 30 anos de lutas pela justiça social no campo.

O movimento que é tão criticado, principalmente pelos grandes latifundiários e a grande mídia, é um movimento autêntico e tem por pretensão devolver o que é nosso por direito. Nesses tantos anos de lutas, muita coisa aconteceu, alguns camaradas tombaram, porém muitos conseguiram a conquista da tão sonhada terra.

O MST sempre se caracterizou pela não violência, mas também nunca foi adepta da covardia, por isso muitas vezes o confronto acontece. O confronto é nada mais do que uma resposta daquele que está sendo atacado, e como muitas vezes o poder bélico do Estado junto com o poder particular da classe latifundiária elitista ataca, então só nos resta nos defender. Eles atacam com a força policial, munidos de um poder bélico, nos se defendemos com facões, pontapés e pedaços de pau, então não se preocupe, pois a chance de um policial morrer pelas mãos de um miserável sem terra é quase nulo. Só queremos o que é nosso por direito, enquanto o latifundiário quer manter aquilo que é dele pela hereditariedade do poder.

Apesar das controvérsias e falhas dentro do próprio movimento, eu não poderia deixar de apontar os pontos positivos e a importância do movimento na luta pela dignidade e justiça pela qual tanto falamos.

Não falo como alguém que olha de fora, com uma visão moldada pela mídia sobre o que é o MST, falo com uma visão de dentro, como membro da causa. Citarei alguns pontos que considero interessantes sobre o MST, então lá vai:

- O MST organizar uma agricultura baseada na agroecologia, colocando na pratica o discurso tão falado por ecologistas.
- O MST defende a autogestão, defende a organização de Cooperativas de Produção. Em muitos assentamentos a autogestão já é uma realidade.
- O MST também organiza escolas e Universidades Livres.
- O MST promove encontros entre assentamentos e acampados, ou seja, estimula a discussão e troca de idéias entre os agricultores.
- O MST promove protesto contra a violência e a desigualdade no campo.
- O MST através de membros já assentadas, ajuda as famílias que ainda estão em acampamentos.
- O MST articula com outros movimentos, participando de grande encontros e debates com outros movimentos sociais.
- O MST possui mídia independente, levando informação através de seus jornais e revistas até os sem terras mais afastados.
- O MST é democrático, pois toda ação é feita depois de muitas discussões entre os acampados ou assentados.

Saúdo e celebro os 30 anos do MST do qual também faço parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário